Gilmar de Carvalho e o cordel de Fortaleza

Como parte da programação do aniversário de 285 anos de Fortaleza, a Associação dos Amigos do Museu do Ceará lançará, às 17h30min desta quarta-feira, no Museu do Ceará, o livro “Moisés Matias de Moura – O cordel de Fortaleza”. Trata-se de mais um trabalho do professor Gilmar de Carvalho.

O livro é resultado de pesquisa sobre a vida e obra do cronista e cordelista pernambucano Moisés Matias (1891-1976) que, depois de uma temporada em Juazeiro do Norte, onde aprendeu a arte do cordel, estabeleceu-se em Fortaleza no final dos anos de 1920, passando a ter grande interação com a cidade.

Por muitos anos, ele manteve uma banca de folhetos de cordel no antigo Mercado Central. A pesquisa foi realizada nos acervos da Casa de Rui Barbosa e na Biblioteca Amadeu Amaral (RJ), no Museu de Arte da UFC e nas coleções dos bibliófilos cearenses Rubem Amaral Jr. e Jorge Brito, radicados em Brasília.”

SERVIÇO

Museu do Ceará – Rua São Paulo, 51 – Centro.

(Com UFC)

Eliomar de Lima

Sobre Eliomar de Lima

Jornalista, radialista, professor e escritor de histórias infantis, mas, acima de tudo, um viciado em informação, não dispensa cantarolar de vez em quando. Pra não dizer que fugimos do mundo da intelectualidade, temos Especialização em Gestão da Comunicação. Email:eliomarmar@uol.com.br / eliomardelima@gmail.com

Um comentário sobre “Gilmar de Carvalho e o cordel de Fortaleza

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

8 − cinco =