Blog do Eliomar

AVENIDAS BEIRA MAR E UNIVERSIDADE: MUDAM OU NÃO MUDAM DE NOME?

A proposta do vereador Paulo Mindêllo (PSB) de mudar o nome da avenida da Universidade para Antônio Martins Filho e da avenida Beira Mar para Dom Aloísio Lorscheider começa a repercutir entre a população. O POVO ouviu moradores e pessoas que trabalham nas duas vias. Na Internet, leitores comentaram a sugestão do parlamentar. As reações vão da absoluta reprovação ao consentimento, o que mostra que o assunto já nasceu polêmico, antes mesmo de ser encaminhado à Câmara Municipal de Fortaleza (CMF).
A socióloga aposentada Socorro Monteiro Vasconcelos, 80, mora na avenida da Universidade há 54 anos, desde o tempo em que ela ainda se chamava Visconde de Cauípe. “Naquela época, a avenida era feita de calçamento e tinha dois sentidos. O ponto final do bonde, que vinha do Centro, ficava aqui perto”, relembra. A mudança do nome, acrescenta, ocorreu de forma natural, depois da implantação da Universidade Federal do Ceará (UFC) nos prédios que pertenciam à família Gentil.
Uma nova mudança, contudo, não é bem vista pela aposentada. “Já faz tantos anos que a avenida tem esse nome que a gente está habituada. Vai ser meio difícil mudar agora. Se tivesse uma votação, eu votaria para que o nome avenida da Universidade fosse mantido. Apesar de admirar o reitor Martins Filho, uma outra homenagem poderia ser feita a ele”, argumenta.”

(Jornal O POVO, foto Natinho Rodrigues, leia matéria completa aqui)