Blog do Eliomar

GILMAR MENDES É ELEITO PRESIDENTE DO STF

O STF (Supremo Tribunal Federal) elegeu na tarde desta quarta-feira o ministro Gilmar Mendes como presidente da Corte para o biênio 2008-2010. Mendes, que atualmente é vice-presidente do STF, substitui a ministra Ellen Gracie, atual presidente. O ministro Cezar Peluso foi eleito vice-presidente.
Segundo o STF, todos os processos que se encontram atualmente sob relatoria do ministro Gilmar Mendes passarão, a partir do dia de sua posse, para a ministra Ellen Gracie.
A cerimônia de posse de Gilmar Mendes e Cezar Peluso está marcada para o dia 23 de abril.

SAIBA MAIS

Mendes assumiu como ministro do STF em 20 de junho de 2002, indicado pelo então presidente FHC para substituir o ministro aposentado Néri da Silveira. Nasceu em 1955, em Diamantino (MT), e é formado em Direito pela UnB, onde também fez mestrado. Fez doutorado na Universidade de Münster, na Alemanha. Exerceu o cargo de advogado-geral da União de 2000 a 2002 e já atuou como subchefe para Assuntos Jurídicos da Casa Civil da Presidência da República, de 1996 a 2000. Também atuou como assessor técnico durante a revisão constitucional, na Câmara dos Deputados, entre 1993 e 1994.