Blog do Eliomar

Secretário acerta detalhes de empréstimo para amenizar perdas do FPE

maurorO secretário da Fazenda do Ceará, Mauro Filho, encontra-se em Brasília tratando, naesta quata-feira, na Secretaria do Tesouro Nacional, do programa de ajuste fiscal que todo Estado faz com vistas ao próximo exercício. No encontro, ele trata principalmente de um empréstimo de R$ 293 milhões a ser liberado pelo BNDES para o governo estadual.

“Esse empréstimo virá como apoio às perdas registradas pelo Estado por causa da queda no Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Enquanto o governo federal libera ajuda para as prefeituras, os Estados têm que pegar o empréstimo”, explica o secretário. O empréstimo deve sair, no entanto, em condições especiais.

Para mostrar o volume de queda do FPM do Ceará, Mauro Filho disse que em abril, dado mais recente, o Estado perdeu R$ 120 milhões. Ele disse que a administração não sentiu tanto porque adotou um modelo de gestão que equilibrou gastos. Mesmo com reduções no FPE, o plano de investimentos do governo será mantido.

“O Estado vive uma situação de equilibrio fiscal. O pacote de investimentos programados vai ser cumprido sem problema”, reforçou Mauro Filho. Ele adiangtou também que a arrecadação própria do Estado, de janeiro a abril, cresceu 5.9%, o que ainda dá 1.8% de crescimento com relação a igual período do ano passado.