Blog do Eliomar

Candidatura de Luizianne pode não evitar disputar

ilrio1

“Apesar do esforço do deputado federal José Guimarães (PT-CE) em ter Luizianne Lins (PT) como única candidata à presidência estadual do partido, dificilmente o nome da prefeita de Fortaleza conseguirá o consenso pretendido.

O atual presidente, Ilário Marques, já havia sinalizado sua disposição em continuar à frente do cargo. No fim de semana, ele passou o fim de semana em campanha, com agenda de visitas ao Interior.

Embora Ilário ainda não tenha ainda dito publicamente se irá ou não se manter como candidato, caso se confirme o nome de Luizianne na disputa, O POVO apurou que ele não abre mão de concorrer, mesmo batendo de frente contra a principal líder do PT estadual.

Luizianne, por meio de sua assessoria, informou que só irá se pronunciar sobre as eleições internas do partido no próximo sábado, 22, dois dias antes de encerrar o prazo de inscrições. Havia a expectativa que Luizianne lançasse sua candidatura durante o encontro do grupo do deputado Guimarães – Campo Democrático – ocorrido no último sábado. Ela não compareceu ao evento.

Em negociação
Duas conversas serão determinantes na decisão que a prefeita vier a tomar. Uma, com o ministro da Previdência, José Pimentel (PT), aliado de Ilário, que estava previstas para ocorrer no último fim de semana. A outra, com o próprio Ilário, que provavelmente ocorrerá até amanhã.

Luizianne apareceu na disputa petista um dia após o anúncio de que o governador do Ceará, Cid Gomes (PSB), irá assumir a presidência estadual de sua legenda no dia 29 de agosto.

A data da indicação de Luizianne não foi coincidência. Caso assuma a presidência estadual, haverá mais facilidade que o PT possa formar alianças com outros partidos para o pleito de 2010. Esse é justamente o interesse de Guimarães em querer emplacar o nome da petista para a direção estadual.

Logo após o primeiro rumor de Luizianne entrar na disputa interna, Guimarães informou ao O POVO que o momento do PT é de buscar “um nome que seja capaz de pacificar as relações internas e a relação com o PCdoB, o PSB e o PMDB”.

Ilário Marques não seria a melhor opção para esse objetivo. Ele, ao contrário, vem se mostrando um dos principais críticos, dentro do partido, do governador Cid Gomes. ”

(Jornal O POVO)