Blog do Eliomar

Associação Cearense do Ministério Público sugere punição a deputado que ofendeu promotor

A Associação Cearense do Ministério Público realiza na sexta-feira, às 9 horas, uma Sessão Pública de Desagravo, na sede da entidade, onde serão anunciadas as medidas adotadas pela instituição contra o deputado estadual Perboyre Diógenes.

Isso, porque durante sessão da Assembleia do dia 12 último, o parlamentar teria  teria violado o Código de Ética e Decoro Parlamentar ao insultar e ofender o promotor de justiça Daniel Isídio. A pretexto de criticar a atuação do promotor na apuração de ilícito eleitoral, Perboyre não poupou ofensas e injúrias contra o agente público. A ACMP publicou uma Nota de Repúdio

NOTA DE REPÚDIO

A ASSOCIAÇÃO CEARENSE DO MINISTÉRIO PÚBLICO (ACMP) vem a público manifestar o seu veemente repúdio contra as graves e injustas ofensas irrogadas pelo Deputado Estadual PERBOYRE DIÓGENES contra o Promotor de Justiça DANIEL ISÍDIO DE ALMEIDA JÚNIOR, durante a sessão plenária da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, realizada no dia 12/08/2009.

Em todas as comarcas em que atuou, o Promotor de Justiça DANIEL ISÍDIO DE ALMEIDA JÚNIOR sempre exerceu as suas funções com dedicação, honestidade e competência, destacando-se, particularmente, pela atuação firme e independente no combate à improbidade administrativa.

Por essa razão, causou indignação à Diretoria da ACMP, bem como a todos quantos fazem parte do Ministério Público do Estado do Ceará, a atitude do Deputado Estadual PERBOYRE DIÓGENES, que, a pretexto de criticar a atuação do agente ministerial na apuração de um ilícito eleitoral, imputou-lhe fato inverídico e ofensivo a sua honra.

As grosseiras e injustas ofensas praticadas pelo parlamentar estadual macularam não apenas a honra de um Promotor de Justiça digno e sério como também a imagem do Ministério Público perante a opinião pública, haja vista que foram amplamente divulgadas através da TV Assembléia.

A lamentável atitude do Deputado PERBOYRE DIÓGENES importou em grave violação dos deveres impostos pelo Código de Ética e Decoro Parlamentar, a merecer censura da própria Assembléia Legislativa e de todos os cidadãos responsáveis e de boa-fé.

REPUDIAMOS, veementemente, o tratamento indevido, inadequado e desrespeitoso do Deputado PERBOYRE DIÓGENES sobre a atuação do Promotor de Justiça DANIEL ISÍDIO DE ALMEIDA JÚNIOR, que pela maneira correta com que sempre desempenhou as funções do cargo que ocupa, demonstra ser dedicado, responsável e consciente de sua difícil, mas dignificante missão, atendendo, assim, os anseios da população do nosso Estado em especial das cidades de Acopiara e Saboeiro.

Diante do exposto, a ACMP convoca os seus associados e convida os órgãos de comunicação social para uma sessão pública de desagravo, a ser realizada em sua sede administrativa, no próximo dia 21 de agosto, às 9 horas, quando serão anunciadas as providências adotadas pela entidade. 

Fortaleza/CE, 14 de agosto de 2009.

A DIRETORIA