Blog do Eliomar

José Diceu: PSB desestabiliza palanque e alianças do PSDB

“Em seu blog, o ex-ministro José Dirceu (Casa Civil) disse que as pré-candidaturas do PSDB são ameaçadas pelos planos eleitorais do PSB. No plano nacional, Dirceu diz que a pré-candidatura do governador José Serra (PSDB-SP) à Presidência é ameaçada pela intenção do deputado Ciro Gomes (PSB-CE) de entrar na corrida ao Palácio do Planalto.

Na avaliação de Dirceu, Serra e Ciro disputam os mesmos votos na região Sudeste. “No Rio, já há inclusive empate técnico entre os dois”, afirma ele no blog.

No Estado de São Paulo, Dirceu afirma que a recusa de Ciro de disputar o governo de São Paulo obrigará o PT a ter candidato próprio ao Palácio dos Bandeirantes. “[…] Obriga o PT a lançar um candidato próprio contra Geraldo Alckmin do PSDB-DEM-PPS-PMDB-PTB.”

Sobre o Rio, Dirceu afirma que a pré-candidatura da senadora Marina Silva (PC-AC) “desorganizou o palanque” de Serra no Estado. “E ele tem que enfrentar, ainda, a oposição do PSDB fluminense a favor de uma candidatura própria, a do prefeito de Duque de Caxias, José Camilo Zito.”

Quércia

Ao comentar o cenário eleitoral de São Paulo, Dirceu diz que o compromisso de Serra com o ex-governador Orestes Quércia (PMDB) está ameaçado. Pelo acordo, Quércia seria o candidato único da aliança partidária a concorrer ao Senado em 2010.

“Quércia não contava com a candidatura de [vereador Gabriel] Chalita e, ainda, terá que enfrentar um candidato ao Senado pelo PSDB e o senador Aloizio Mercadante (PT), que disputará a reeleição”, diz Dirceu.”

(Folha Online)