Blog do Eliomar

Enem 2009 – Candidatos já podem mudar local das provas

“Os candidatos inscritos para fazer a prova do Enem, remarcada para os dias 5 e 6 de dezembro, podem alterar o local das provas a partir desta quarta-feira, por meio do site do Inep (órgão do MEC). Os alunos devem fazer a solicitação até a meia-noite da próxima quarta (14).

De acordo com o órgão, todos os candidatos –que alterarem o local ou não– receberão um novo cartão de confirmação do exame, data e local específicos da realização da prova.

A prova, que deveria ter sido aplicada nos dias 3 e 4 deste mês, foi suspensa após o conteúdo das questões vazar. Reformulado neste ano, o Enem será a única forma de seleção em parte das 55 universidades federais. O exame é usado por federais também para substituir a primeira fase do vestibular, para compor a nota e nas vagas que sobrarem.

Devido ao adiamento, a Unicamp decidiu não utilizar a nota do Enem em seu vestibular. Isso porque o Inep deveria entregar o resultado das notas à universidade até 30 de novembro, o que não será possível devido à nova data do exame.

Após o anúncio do adiamento, o ministro da Educação, Fernando Haddad, informou que já entrou em contato com os reitores das universidades federais de Juiz de Fora (MG), de Santa Catarina e com a UNB (Universidade de Brasília), cujos vestibulares coincidem com a nova data do Enem. Segundo o ministro, os três reitores aceitaram mudar os dias de seus exames.

O MEC também afirmou ter iniciado as negociações com representantes da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro), UEL (Universidade Estadual de Londrina), Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná), UEMG (Universidade do Estado de Minas Gerais), Uneb (Universidade do Estado da Bahia) e Fatec (Faculdade de Tecnologia) de São Paulo. Segundo o ministério, por enquanto os reitores se dispuseram a rever seus calendários.

IBGE ADIADO

O MEC informou também que o concurso para o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) também será adiado, pois as provas de seleção ocorreriam na data em que foi marcada a aplicação do Enem.”

(POrtal Uol)