Blog do Eliomar

Paraense e cearense vencem Festival do Minuto

“Um paraense e um cearense radicado na Alemanha foram os dois vencedores do Festival de Vídeo do Minuto com o tema “Padre Cícero”, patrocinado pelo Banco do Nordeste do Brasil (BNB).

Rodrigo Aben-Athar, de Belém (PA), ganhou o Prêmio Aquisição BNB, no valor de R$ 2 mil, com o vídeo “O dia em que Padim voltou ao Crato”; e Dada Petrole, cearense natural da cidade do Crato e residente em Münster (Alemanha), conquistou o Prêmio Especial Romaria, no valor de R$ 1 mil, com o vídeo “Dia dos mortos”.

Houve ainda duas menções honrosas: Larissa Nalini, de Ribeirão Preto (SP), com o vídeo “Padim”; e Rodrigo Garcia Macedo, do Rio de Janeiro, com o vídeo “Padim de Juazeiro”. Os quatro premiados também receberam o Troféu Minuto.

Segundo o diretor e produtor executivo do Festival do Minuto, Gustavo Steinberg, foram inscritos 100 e selecionados 61 vídeos sobre o Padre Cícero pela curadoria do evento.

“Desses 61 vídeos, 34 (ou 55,7%) foram produzidos por realizadores da região Nordeste, traduzindo um recorde absoluto de participação da região no Festival do Minuto. Esses números demonstram uma escolha acertada do tema e do foco da ação durante a romaria em Juazeiro do Norte, no último dia 2 de novembro”, analisa Steinberg.

* VEJA OS VÍDEOS: www.festivaldominuto.com.br <http://www.festivaldominuto.com.br/

(Site do BNB)