Blog do Eliomar

Marcos, afasta de ti esse Cals

marcosls

Abre o olho Marcos Cals.

Eis artigo do publicitário e marqueteiro político Ricardo Alcântara. Dessa vez, ele escolhe como alvo o PSDB e comenta a possibilidade do secretário da Justiça e Cidadania do Governo Cid Gomes virar candidato a governador, mas do tipo “laranja”. Confira:  

Partiu do próprio gabinete do senador Tasso Jereissati a notícia de que “o PSDB cearense” – isto é, o próprio senador – pressionará Marcos Cals para que aceite disputar o governo do estado.
 
Como Cals é secretário de Justiça do atual governo, a notícia reforça a impressão de que o partido pretende lançar uma candidatura que não crie problemas para o governador – com cara, cheiro e cor de “laranja”.
 
Ainda que tenha outros motivos para recusar o convite, é na mesma linha que Marcos Cals resiste às pressões, Usa a proteção de um argumento ético: como explicar a decisão de enfrentar o governo ao qual serviu desde o início?
 
De fato, A sugestão de lançar um leal servidor do atual governo como candidato já é suficiente para revelar a disposição do partido em evitar a possibilidade de uma disputa de fato, preservando Cid Gomes de surpresas.
 
A leitura sugere uma contrapartida: o governo, por seu turno, não criaria dificuldades para a reeleição de Tasso ao senado, o que, dada a popularidade do candidato, já seria um fator de consolidação para sua vitória.
 
Além de acomodar antigos aliados, o acordo criaria, ainda, enormes dificuldades para uma candidatura de oposição, negando a ela a força necessária para formar uma coligação em condições de disputa.
 
Como se pode ver, a “faca de dois Gomes”, hábil no exercício de fatiar apoios e distribuir acessos, continua afiada. Eles sabem que tucano cearense é bicho de cativeiro: nasceu com o poder e não saberia sobreviver fora dele.
 
Quem ficar esperando por outro tipo de posicionamento do PSDB talvez tenha que dar mais uma voltinha na praça.

(Foto – Paulo Moska)