Blog do Eliomar

Bienal do Livro do Ceará vai à periferia

Vem aí a IX Bienal Internacional do Livro do Ceará. Ocorrerá de 9 a 18 deste mês, no Centro de Convenções. Entre as noidades, está o projeto “Bienal Itinerante”, que levará para a criançada e adolescentes de bairros onde não existem bibliotecas públicas, o melhor da literatura. 

Na ação, o ônibus da Biblioteca Volante visitará oito bairros da periferia de Fortaleza disponibilizando um acervo bibliográfico de aproximadamente 3 mil livros de obras de referência, ficção, não-ficção, literatura infantil, entre outros, chamado de Biblioteca Volante. A equipe da Bienal Itinerante ficará disponível nas comunidades sempre das 9h30min às 16 horas, e será composta por uma bibliotecária e um especialista em Braille.

O ônibus com a Biblioteca ficará localizado sempre em frente a espaços públicos dos bairros (escolas, associação de moradores, paróquia), onde os participantes poderão desfrutar dos livros disponíveis. Dentro desses espaços haverá uma mini-palestra sobre o Braille e atividades como a contação de histórias, nos bairros Bom Jardim, Curió e Pedras; oficina de arte com balão, nos bairros Genibaú e Dunas; oficina de origami, nos bairros Jangurussú, Vicente Pizon e Mondubim.