Blog do Eliomar

Depois de Dilma, é FHC quem deve ganhar cidadania

fhcc
“Depois de ter concedido título de cidadão honorário de Fortaleza à ex-ministra Dilma Rousseff (PT), a Câmara Municipal de Fortaleza poderá conceder a mesma honra ao ex-presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB) & adversário de Dilma no campo da política partidária. Já tramita na Casa um decreto legislativo que, se aprovado, concede a cidadania fortalezense ao antecessor do presidente Luiz Inácio m Lula da Silva (PT).

Autor do projeto, o vereador Ciro Albuquerque (PTC) informou ontem que o trâmite foi iniciado na última semana & ou seja, dias antes da pré-candidata do PT à Presidência da República receber seu título de cidadania. O decreto já está na pauta da sessão de hoje da Câmara, mas ainda será analisado pela Comissão de Constituição e Justiça antes de ser votado pelos vereadores.

Líder da prefeita Luizianne Lins (PT) na Câmara, Acrísio Sena (PT), não gostou da ideia. Para ele, o decreto é uma provocação do vereador em reação ao título dado a Dilma. “O FHC não representa nada mais para o Brasil a não ser os oito anos de desgraça“, comentou Acrísio, em referência aos dois mandatos de Fernando Henrique (1995 – 2002). Apesar das duras palavras contra o ex-presidente, Acrísio preferiu não revelar qual posição o PT vai tomar sobre essa matéria. “Nós (vereadores do PT) ainda vamos conversar sobre isso“.

Ao O POVO, Ciro Albuquerque disse que vai reivindicar voto favorável dos petistas e demais apoiadores de Dilma. “Eu votei favoravelmente à concessão do título de cidadania para Dilma. É natural que, agora, eu tenha essa retribuição“.

No texto de justificativa do decreto de cidadania para FHC, Ciro Albuquerque cita apenas uma ação positiva feita pelo ex-presidente para Fortaleza: o “novo“ Aeroporto Pinto Martins & que passou por reforma e ampliação em 1998, época em que FHC era presidente e Tasso Jereissati (PSDB) era Governador. O outro item da justificativa apresentada diz que FHC “ajudou o Estado do Ceará e a nossa Capital“ com a construção do complexo do Porto do Pecém.

Serra ainda na fila
Em abril, completaram-se cinco meses de trâmite do decreto legislativo que concede ao presidenciável tucano, José Serra (PSDB), o título de cidadão de Fortaleza. Entre a apresentação do decreto e a aprovação, o título de cidadania de Dilma foi aprovado em pouco mais de um mês. Este ano, a Câmara já aprovou, também, título de cidadania fortalezense para a senadora Maria Silva (PV).

O presidente da Câmara, Salmito Filho (PT), disse que não vê nenhum problema na onda de títulos de cidadania pela qual a Câmara vem passando. “É legítimo”.

(O POVO)