Blog do Eliomar

Prefeitos articulam dobradinha Tsso-Eunício

“Uma movimentação que estaria partindo do Interior do Ceará une o senador Tasso Jereissati (PSDB) e o deputado Eunício Olveira (PMDB) numa tentativa de dobradinha para as duas vagas na disputa pelo Senado na coligação encabeçada pelo governador Cid Gomes (PSB).

Aliados tucanos e peemedebistas negam que estejam fazendo articulações deliberadas neste sentido & o que poderia ser entendido como uma “sabotagem“ à pré-candidatura do petista José Pimentel. No entanto, alegam que são movimentos espontâneos das bases partidárias.

O líder do PSDB na Assembleia Legislativa, João Jaime, reconhece que há uma movimentação informal dos prefeitos – em especial do Cariri – para se fazer a dobradinha Tasso e Eunício. “Estamos tendo contato com prefeitos constantemente e eles têm demonstrado maior interesse em ficar com Tasso e Eunício“, declarou.

Para outro tucano próximo ao senador Tasso Jereissati, há um interesse maior de Eunício Oliveira ao atrelar sua imagem à de Tasso por causa da popularidade ainda latente do tucano no Ceará. “Por causa disso, embora Pimentel e Eunício fiquem no mesmo palanque abraçados, por trás vão se sabotar. Eles vão disputar entre si“.

O próprio Tasso rejeita estar discutindo agora essa dobradinha. “Nós não temos feito nenhuma aliança aí. Temos interesse em fazer uma bela coligação para (deputado) federal, uma bela coligação para (deputado) estadual, eu estou trabalhando na minha candidatura para o Senado e do Serra para presidente. Não tenho nenhuma coligação feita com outro candidato ao Senado“, disse.

Já o líder do bloco PSB/PT/PMDB na Casa, deputado Welington Landim (PSB), alega que nada foi tratado até o momento sobre Senado no PSB. “O que existe são movimentos espontâneos. Gente que teve contato com o Tasso no passado e tem isso no coração. Da mesma forma quem simpatiza com o PT“.

Para Landim, esses desejos pessoais podem mudar, de acordo com o que for definido pelo governador Cid Gomes para sua reeleição. -Eu mesmo tive uma reunião com lideranças no meu município e o pessoal pergunta -em quem vamos votar?-. Eu só respondo que é no Cid“.

Deputado próximo de Eunício, Perboyre Diógenes (PSL) garantiu que 11 prefeitos com quem faz parceria política têm o “sentimento“ de unir Tasso e Eunício. No entanto, ele alega que o “movimento real“ não existe, mas se trata apenas de uma avaliação que prefeitos estão fazendo.

Perboyre lembra que Cid já declarou apoio a Eunício antes mesmo de resolver as questões nacionais e disse acreditar que o presidente do PMDB, Michel Temer, assim como o do PSB, Eduardo Campos, vão pressionar para tornar a vida de Cid mais fácil neste aspecto. “O Pimentel pode tirar a vaga de Eunício e isso pode desmoralizar o governador, que desde o início apoiou o Eunício“. ”

(O POVO)