Blog do Eliomar

Leitor cobra dos candidatos ao Governo políticas públicas para a juventude

16 5

Do leitor e eleitor Fernmando Quitnela, recebemos carta cobrando dos candidatos ao Governo do Ceará políticas voltadas para a juventude. Confira:

Caro Eliomar de Lima,

Sou um jovem de 24 anos, vindo de família humilde do Interior do estado do Ceará. Até que eu poderia dizer que sou, colocando um trecho de uma música cantada por Bechor, “apenas um rapaz latino-americano, sem dinheiro no banco, sem parentes importantes e vindo do interior “… Nesse sentido, peço permissão para falar um pouco sobre o quadro eleitoral brasileiro, ou melhor, especificamente o estadual.

Nesta semana, mais de 51 milhões de jovens em todo o Brasil se tornaram muito mais importante perante a Constituição Brasileira, pela aprovação da PEC DA JUVENTUDE. Nós jovens poderemos agora ter acesso a políticas publicas de juventude que jamais sonhamos em ter. E, nesse momento, todos nós jovens esperamos dos nossos candidatos ao Governo do Ceará que apresentem também suas propostas para esse publico especifico.

Esperei ver nesses planos de governo uma proposta digna para a juventude do meu Estado. Comecei a ler ou a procurar pela proposta do ex-governado Lucio Alcântara (PR), certo de que ele recriaria a nossa Secretaria de Juventude, extinta no atual governo. Porém, nada ou quase nada se falava de juventude. Fui ver o do atual governador do Estado, que acabou com a Secretaria de Juventude e criou uma acessória de juventude, com um assessor vindo de outro Estado, desconhecendo os anseios de nossa juventude. Encontrei alguma coisa onde se falava em infância e juventude e a única proposta para que pode ver para a juventude era a ampliação dos espaços públicos de lazer. Acho que nosso jovem precisa sim de espaços para pratica de esporte e lazer, mas precisa mais ainda é de políticas educacionais e profissionalizantes. Insistente que sou, fui ler o plano do candidato do PSDB, Marcos Cals, e em seu plano apresentado ao TRE não consta nada sobre políticas publicas de juventude. Na pagina da candidata Maria da Natividade (PCB) e do candidato Marcelo Silva (PV) nem proposta de Governo havia.

Para alegria nossa, a candidata do PSOL, Soraya Tupinambá, apresenta em seu plano de governo uma pagina exclusiva e voltada para o segmento juventude. Depois dessa análise, vem a pergunta a todos: Por que nossos políticos não priorizam a juventude? Por que somos deixados a margem de tudo e de todos? Por que não focalizar em PPJ (Políticas Publicas de Juventude) a luta para enfrentarmos o “crack”, que mata nossas crianças e juventude? Não estou aqui querendo fazer campanha para a candidata do PSOL. Espero que os candidatos possam se justificar.

Sem mais,

Fernando Quintela,

Leitor e cidadão brasileiro.