Blog do Eliomar

Eleições 2010 – Ministério Público Estadual pronto para fiscalizar o pleito

13 1

“O Ministério Público do Estado do Ceará, através da procuradora-geral de Justiça, Socorro França, e do coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral (CAOPEL) Emmanuel Roberto Girão de Castro Pinto, concluiu, no dia 28, a última etapa do treinamento dos promotores de Justiça eleitorais titulares e auxiliares, de modo a garantir a presença da Instituição na fiscalização das eleições, no dia 03 de outubro, em todos os 184 municípios cearenses.

De acordo com Emmanuel Girão, os promotores de justiça atuantes nas comarcas interioranas integrantes de Zonas Eleitorais que abrangem vários municípios, auxiliará o promotor de justiça eleitoral. Promotores de Justiça atuantes em Fortaleza foram designados para auxiliar o trabalho dos Promotores de Justiça eleitorais, naqueles municípios que não são sede de comarca. “Inclusive, estes Promotores de Justiça da capital já estão viajando para o Interior do Estado, de modo que em todos os municípios haverá, pelo menos, um promotor eleitoral”, confirmou Girão.

Além destes, em Fortaleza, existem 13 promotores de justiça eleitorais que irão trabalhar durante todo o dia do pleito. Socorro França e Emmanuel Girão estarão presentes no Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE), acompanhando todo o processo eleitoral, junto com o procurador Regional Eleitoral, Alessander Sales; o promotor de Justiça auxiliar do procurador Regional Eleitoral, Plácido Barroso Rios; e a equipe de plantão até a apresentação do resultado final.

Inovação

Emmanuel Girão reforçou a parceria firmada entre o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e o “site” de busca Google, para que o programa “Google Earth” exiba, em tempo real, dados da apuração dos votos para presidente, governador e senador. “Esta tecnologia permite fazer com que qualquer eleitor acesse a Internet e acompanhe a apuração em tempo real, no Brasil e no respectivo Estado de interesse pelo mapa do programa”, ressalta o coordenador do CAOPEL.

A ferramenta interativa ficará disponível por meio de um “link” no sítio do TSE após o início da contagem dos votos, no dia 03 de outubro. Uma vez acessado o programa, o eleitor poderá clicar em cada uma das 26 capitais mais o Distrito Federal para acompanhar os últimos números referentes à disputa local. Ao clicar em determinado estado, o programa apontará para um ponto turístico da capital e exibirá dados dos dois candidatos mais votados para governador e senador, além da porcentagem de urnas apuradas até o momento do acesso. Os dados sobre a disputa presidencial serão mostrados quando o eleitor clicar em Brasília.”

(Site do MPE-CE)