Blog do Eliomar

Acquario – Obras começam mês que vem

16 1

“Tido como a grande aposta do Governo para fomentar o turismo de lazer no Estado, o Acquario Ceará começa a ser construído no próximo mês. Parte de um processo licitatório terminado em 8 de julho, a etapa compreende a adaptação da estrutura física do prédio do antigo Departamento Nacional de Obras Contra a Seca (Dnocs), na Praia de Iracema.

Segundo o titular da Secretaria do Turismo (Setur), Bismarck Maia, é a preparação do prédio para receber o maquinário e tanques que abrigarão espécies marinhas de diversas partes do planeta. A empresa responsável pela obra é a CG Construções LTDA, que fará o serviço por R$ 16,9 milhões.

Mesmo sem precisar o dia de início de execução do projeto, Birmarck previu a finalização deste primeiro momento para maio de 2011. Daí em diante, serão mais 19 meses de obras até o Acquario ficar pronto e ter as portas abertas ao público. O Governo estima receber 1,2 milhão de visitantes a cada ano, o que deve gerar uma receita de R$ 21,5 milhões só em entradas e consumos internos. “Seremos ícones para o Brasil”, antevê o secretário.

Outro viés

Para além do caráter turístico, espera-se incremento na produção de pesquisas científicas. O Acquario servirá de laboratório para estudiosos das águas. “Vai ser um local de lazer e educação”, resume Bismarck Maia.

No Instituto de Ciências do Mar (Labomar) da Universidade Federal do Ceará (UFC), por exemplo, alguns professores estão sendo capacitados para atuarem no equipamento.

Com o apoio da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), eles estão defendendo teses de doutorado na área. “A gente pode fazer a reprodução de espécies que estão com baixa densidade demográfica e contribuir para o repovoamento delas”, explica o diretor do Labomar, Manuel Furtado.”

(O POVO)