Blog do Eliomar

Obama é derrotado na Câmara pelos Republicanos

“Os democratas perderam a maioria na Câmara dos Representantes para os republicanos nas eleições desta terça-feira, mas conseguiram manter o controle no Senado, como apontam as projeções das emissoras CNN e ABC.

Se garantida, a vitória opositora representa um duro revés para o presidente Barack Obama, que terá dificuldades para levar adiante seus projetos no Congresso, como já advertiram ainda durante a madrugada alguns líderes republicanos.

As urnas foram fechadas em todos os 50 estados americanos por volta das 2h (Brasília). Se na Câmara a disputa caminhou para a direita com tranquilidade, com os republicanos tirando dos democratas cerca de 50 das 39 cadeiras (segundo a CNN) que precisam, no Senado a corrida foi mais incerta, e as emissoras relutaram até a madrugada para anunciar suas projeções.

Em declaração à NBC News, o próprio presidente Comitê Nacional Democrata, Tim Kaine, declarou o que colegas do partido ainda relutavam em admitir:

– Vamos provavelmente terminar com um democrata na Casa Branca, com a maioria dos governadores republicanos, um Senado democrata e uma Câmara republicana – disse Kaine. – É uma dura noite para nós na Câmara.

Entre plebiscitos e eleições locais, os americanos votam para renovar as 435 cadeiras da Câmara de Representantes e 37 das 100 do Senado. As duas Casas são hoje controladas pelos democratas, e para assumir a maioria os republicanos precisam tirar do partido de Barack Obama, respectivamente, 39 e dez assentos.”

(O Globo)