Blog do Eliomar

Bolsa Família – Teleconferência explica novas regras do programa

“A teleconferência do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) sobre a portaria do IGD (Índice de Gestão Descentralizada), apresentada na quarta-feira (3), ao vivo, pela NBR, terá duas reprises: neste sábado (6), das 8 às 9h30min; e na madrugada de segunda (8) para terça (9) – 0h30min às 2 horas. O tema são as novas regras para o repasse dos recursos para apoio à gestão descentralizada do Programa Bolsa Família e do Cadastro Único.

Transmitido ao vivo pela NBR e on-line pelos portais da EBC e do Planalto, o programa apresenta explicações e responde perguntas dos telespectadores. A teleconferência desta semana esclareceu que o IGD é um indicador criado pelo MDS em 2006, pela Portaria nº GM/MDS 148, para avaliar a qualidade da gestão do Bolsa Família e do Cadastro Único nos municípios.

Com base no resultado do Índice de Gestão Descentralizada Municipal – IGD-M, a prefeitura pode receber recursos para serem aplicados na gestão das atividades do Bolsa Família, como acompanhamento das contrapartidas; cadastramento e atualização cadastral das famílias; acompanhamento das famílias mais vulneráveis; e ações que promovam a emancipação das famílias. A Portaria nº 754 modifica o cálculo do IGD-M, incluindo outros fatores.

A teleconferência teve a participação da ministra Márcia Lopes, da secretária nacional de Renda de Cidadania, Lúcia Modesto, de Antonio Carlos de Oliveira Junior, diretor do Departamento de Operação, e de Sérgio Monteiro, coordenador-geral de Execução Orçamentária e Financeira.

SERVIÇO

Acesso – www.ebcservicos.ebc.com.br/veiculos/nbr/nbr-ao-vivo

(Site do MDS)