Blog do Eliomar

PSOL decide apoiar reeleição de Salmito Filho

200 5

O PSOL decidiu apoiar a reeleição de Salmito Filho (PT) para a presidência da Câmara Municipal. A decisão foi tomada durante encontro realizado pela executiva estadual da legenda, durante reunião na sede partidária.

Segundo o presidente estadual do PSOL, Moésio Mota, o partido entendeu que a Câmara Municipal precisa ter independência com relação à administração da prefeita Luizianne Lins (PT). Como consequência, a vereadora Toinha Rocha, única da legenda na Casa, votará em Salmito Filho.

Na última semana, houve reunião do partido que apontaria para a posição de neutralidade, o que gerou divergências e questionamentos por parte de Toinha Rocha e outros setores. A nova decisão agradou a Toinha e ao grupo ligado ao vereador licenciado João Alfredo.

Salmito Filho, que disputa o comando da Câmara Municipal com Acrísio Sena, que foi líder da prefeita na Casa, foi eleito para essa função contra a vontade do Paço Municipal. Na época, ele derrotou  Elpídio Nogueira (PSB).

RESOLUÇÃO DO PARTIDO

O Diretório Estadual do Partido Socialismo e Liberdade, reunido no dia 11/12/2010, tendo em vista a eleição para presidência da Câmara Municipal de Fortaleza, aprovou por maioria a seguinte resolução política, tendo em vista que:

1. A representação parlamentar do Partido Socialismo e Liberdade, na Câmara Municipal de Fortaleza, tem atuado ao longo da presente legislatura sempre ao lado dos movimentos e lutas sociais em defesa dos direitos da classe trabalhadora, ambientais, feministas, anti-racistas e anti-homofóbicas, e que nesta atuação tem enfrentado com absoluta independência e firmeza as políticas contrárias a esses interesses movidas pela atual gestão municipal.

2. A atual presidência da CMF, por suas próprias razões, tem se pautado por uma conduta minimamente autônoma frente ao Executivo Municipal, e que essa conduta tem facilitado nossa atuação parlamentar através do trânsito de projetos e petições, sem prejuízo da nossa postura de oposição de esquerda ao projeto hoje hegemônico no âmbito do poder municipal.

3. O apoio aberto e irrestrito da Prefeita Luizianne Lins à candidatura do vereador Acrísio Sena, seu líder na CMF, representa a tentativa de obter para si o controle individido dos poderes Executivo e Legislativo municipais, visando o fortalecimento de seu próprio projeto político, movendo para esse fim todos os meios a seu dispor para lograr esse objetivo.

4. A arrogância, que parece ter se tornado um atributo de caráter da Prefeita, e cuja expressão acabada foi cunhada pela própria na declaração de que “elegeria até um poste sem luz” para a presidência da CMF, tem seu espelho na atuação política de seu candidato, marcada pela determinação em defender a qualquer custo as políticas da PMF, sem medo de ir de encontro às suas próprias convicções passadas, quando dirigente sindical e partidário.

O Diretório Estadual do PSOL-CE delibera para que sua bancada atue na eleição para presidência da CMF com o objetivo principal de evitar um maior fortalecimento do projeto político da Prefeita Luizianne Lins, através do voto na candidatura do vereador Salmito Filho, evitando um alinhamento ainda maior do Legislativo Municipal com os interesses da PMF, sem estabelecer em troca qualquer compromisso ou receber alguma contrapartida que comprometa a continuidade de sua atuação parlamentar e de sua plena autonomia de ação e liberdade de crítica.

Fortaleza, 11 de Dezembro de 2010.