Blog do Eliomar

Prefeita lança o "aluguel social" para desabrigados das chuvas

248 4

“Muitas famílias que ficaram desalojadas pelas chuvas dos últimos dias, em Fortaleza, não devem ser direcionadas a abrigos comuns. Foi o que prometeu a prefeita Luizianne Lins (PT), ao anunciar o programa “aluguel social”. “A pessoa é tirada imediatamento, porque o barraco tem de ser demolido. Mas a Prefeitura está pagando o aluguel social para ela ficar numa casa enquanto resolve onde ela vai morar numa casa construída pela Prefeitura”, afirmou.

Sobre a reclamação de moradores que não querem sair de suas casas, por não saberem para onde vão depois de um ano, prazo estabelecido pela Prefeitura para o pagamento do aluguel, Luizianne afirmou que a Prefeitura “não vai deixá-los no meio da rua”.

“O que a gente quer é tempo para direcionar nos diversos conjuntos habitacionais ou na construção de casas”. Ela disse que “até entende” que o povo não queira sair de casa. “Mas tem que sair se não vão morrer”, ponderou.

Segundo o chefe da Guarda Municipal, Arimá Rocha, a prefeita autorizou o pagamento de aluguel até o valor de R$ 350, destinado a 150 famílias desalojadas ou que estejam em áreas de risco. De acordo com ele, foi a medida encontrada para que as pessoas sejam abrigadas de “forma confortável”.”No abrigo, a primeira coisa que a pessoa perde é a individualidade”.

Ele citou ainda que, para os atendimentos de emergência, a Prefeitura liberou que 100% dos agentes da Defesa Civil do Município possam fazer hora extra.

Arimá contabilizou ainda mais seis novos carros de tração para que a Defesa Civil possa ir aos locais de risco, além dos oito que já tinham. Isso deve custar cerca de R$ 390 mil aos cofres municipais.”

(O POVO)