Blog do Eliomar

Advogado cobra divulgação do balanço financeiro da OAB e da Caace

75 10
O advogado José Feliciano de Carvalho Júnior, que chegou a ser candidato a presidente da OAB do Ceará, nos manda nota questionando uma série de ações da atual gestão da entidade. Entre seus questionamentos, cobra publicação do balanço e orçamento analítico da entidade da Ordem e da Caixa de Assistência dos Advogados do Ceará (Caace). Confira: 

Prezado Eliomar de Lima,

A gestão da OAB deve algumas explicações aos advogados e, em respeito aos colegas Erinaldo e Cleto, procuro avançar no debate, apenas questionando:

1)quem autorizou o uso da logomarca da OAB Federal para patrocínio em jornal de curso de mestrado em Portugal?

2) O Presidente Valdetário está fazendo esse curso?

3)Quanto ao exame de ordem, há curso ministrado e coordenado por membro da diretoria da OAB?

4) De onde se poderá argumentar pela isenção do exame de ordem?

5) O recurso eleitoral oferecido quando da última eleição já foi julgado pelo Conselho Federal?

6) De onde vem a moral da OAB para criticar a morosidade do Judiciário quando os assuntos internos são tratados com uma pior morosidade?

7) Considerando que a OAB é uma autarquia, e deve obedecer aos princípios da contabilidade pública, onde foi publicado o balanço e o orçamento analíticos para que se publicizem as despesas e as expectativas de receitas, tanto dela quanto da CAACE?

8) Tendo o foro de Fortaleza paralisado desde março de 2010, em razão de uma greve de servidores; tendo o foro de Fortaleza paralisado em razão de uma digitalização de processo que não tem fim, e, pior, ninguém acessa aos processos digitalizados; conssiderando que se está fazendo uma enorme reforma nos prédios do Tribunal e do Foro, por que nenhum órgão de imprensa, nem a OAB nada dizem?

9) Quanto é que já foi gasto de dinheiro público nessas obras?

10) O Presidente do Conselho Federal já se pronunciou inumeras vezes que ninguém está acima da lei. Será que os atuais gestores da OAB, tanto local quanto nacional, agem como dizem?

11) quo usque tandem abutere patientia nostra… QUEM PUDER QUE RESPONDA PUBLICAMENTE AOS QUESTIONAMENTOS ACIMA, PARA DEPOIS, QUEM QUISER SER TOLO QUE O SEJA!

*José Feliciano Junior de Carvalho Júnior.