Blog do Eliomar

Criação de empresa para gerir hospitais universitários em novo debate na UFC

Instituições ligadas à Universidade Federal do Ceará discutirão nesta segunda-feira, a partir das 9 horas, com parlamentares federais e com a auditores do Tribunal de Contas da União, a criação de uma empresa para administrar os hospitais universitários. A promoção é do Sindicato dos Trabalhadores das Universidades no Estado do Ceará, que abre seu auditório para debater questão que virou polêmica. Há possibilidade de que essa empresa abra para privatizações na área da universidade, o que é rechaçado pelo governo federal.

O debate terá a participação dos deputados federais Artur Bruno (PT), Danilo Forte (PMDB) e Eudes Xavier (PT) e contará ainda com  participação de representantes da Federação de Sindicatos dos Trabalhadores das Universidades Brasileiras (FASUBRA Sindical), Associação dos Docentes da UFC (ADUFC), Diretório Central dos Estudantes (DCE) e Administração Superior da UFC.

No último dia 28 de fevereiro, o SINTUFCe já havia promovido um café da manhã com parlamentares para discutir a MP que cria a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A (EBSERH). Os deputados Artur Bruno e Eudes Xavier assumiram o compromisso de provocar o debate sobre o assunto na Comissão de Trabalho, de Administração e Serviço Público, na Comissão de Educação e Cultura da Câmara Federal e com o relator da Medida Provisória, o deputado Danilo Forte, também cearense. O SINTUFCe é contra a MP que institui  essa empresa para gerir hosptais unversitários e defende que a tramitação da Medida Provisória seja suspensa.