Blog do Eliomar

Labomar divulga o peixe beijupirá

O Instituto de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará (Labomar) em parceria com o Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA), realiza nesta terça, quarta e sexta-feira, no Senac, das 8h30min às 14 horas, oficinas de gastronomia com pratos à base de beijupirá.

As aulas serão ministradas por Victor Castaño, professor da Escola de Hosteleria do Instituto de Ensino Secundário Valle de Aller – Principado de Astúrias, na Espanha.

Integrando o evento, será servido, para convidados, na quinta-feira, das 16 às 19 horas, no Restaurante Coco Bambu – Frutos do Mar, um menu de degustação no qual serão observados os diversos modos de preparo e características culinárias do peixe.

Beijupirá

Peixe de carne branca, firme, com poucas espinhas e de sabor agradável. Eis as características do beijupirá (Rachycentron canadum), encontrado em águas temperadas, com maiores concentrações, no Brasil, na zona costeira dos estados do Piauí e Ceará. Com excelentes propriedades para a aquicultura, o pescado, no entanto, é pouco comercializado no País. As oficinas têm como objetivo levantar informações para elaboração de estudo de mercado para o cultivo dessa espécie.

(Labomar/UFC)