Blog do Eliomar

Mendes: "Se não achasse pepino em Agricultura, onde mais encontraria?"

“O novo ministro da Agricultura, Mendes Ribeiro (PMDB), brincou nesta sexta-feira sobre a possibilidade de encontrar problemas no ministério, em crise após denúncias de corrupção. “Se não fosse para encontrar ‘pepino’ no Ministério da Agricultura, não encontraria em nenhum outro lugar”, disse.

Hoje, ele admitiu que pode haver novas demissões na pasta, após se reunir pela primeira vez com a presidente Dilma Rousseff, que aprovou Mendes como indicação do PDMB para ocupar o cargo deixado na noite de quarta-feira por Wagner Rossi, do mesmo partido. O ministro disse que a presidente deu carta branca para fazer as mudanças que julgar necessárias. A posse de Mendes Ribeiro será na próxima terça-feira, às 11h.

“Se precisar, terá (mudanças). Há coisas para corrigir e o outro que chegar depois de mim vai ter coisas para corrigir. Pretendo impor meu ritmo, minha equipe de trabalho. Vou imprimir mudanças e se eu tiver que fazê-las, vou ter que tirar alguém”, afirmou. A primeira mudança será a nomeação do atual secretário de Agricultura do Rio Grande do Sul, Caio Rocha, como assessor especial de Mendes. O novo ministro disse, ainda, que não vai promover investigações na pasta. “Todos os órgãos que quiserem fazer investigações, trabalho ligado a controle, terão toda a liberdade”, afirmou.

Mendes Ribeiro afirmou que está fazendo um estudo sobre a pasta que vai assumir e pretende finalizar o levantamento sobre as principais questões do ministério “no menor prazo possível”. O ministro também negou que vá extinguir a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), após denúncias de que o ex titular da pasta teria loteado o órgão. A proposta de extinção da Conab foi feita pela presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária (CNA), a senadora Kátia Abreu (DEM-TO).”

(Portal Terra)