Blog do Eliomar

Câmara aprova MP que permite Correios criar e comprar empresas

“A Câmara derrubou dois destaques ao texto principal e concluiu a aprovação da Medida Provisória (MP) 532, que reestrutura e amplia a atuação dos Correios.

Em sessão tumultuada, com acirramento de ânimos entre a polícia legislativa e manifestantes contrários ao projeto, prevaleceu a proposta do governo, que permite à estatal criar subsidiárias, comprar empresas e a entrar em empreendimentos como o trem-bala. A empresa também poderá explorar serviços postais eletrônicos, financeiros e de logística integrada.

A MP 532 também dá à Agência Nacional de Petróleo (ANP) poderes para fiscalizar o setor produtivo do etanol. O texto segue agora à apreciação dos senadores.

Na semana passada, com as galerias igualmente lotadas por funcionários dos Correios, a Câmara já havia aprovado o texto-base, relatado pelo deputado Arnaldo Jardim (PPS-SP).

Mas como boa parte da oposição e alguns integrantes da base eram contrários à permissão de os Correios poderem ir às compras, um acordo de líderes passou para ontem a votação de dois destaques que poderiam desfigurar o projeto.”

(O Globo)