Blog do Eliomar

Processo que investiga morte de estudante em topic tem audiência em setembro

“A 5ª Vara do Júri da Comarca de Fortaleza agendou para o dia 6 de setembro, às 14 horas, a audiência de instrução do processo que investiga a morte do universitário Antônio Neilton Farias de Abreu. O jovem foi assassinado durante troca de tiros entre policiais e assaltantes em uma topic da linha 06, no dia 12 de junho de 2007.

Para encerrar a fase de instrução, devem ser ouvidas oito testemunhas indicadas pela defesa, além do policial militar Francisco das Chagas Tenório, acusado de ser autor do tiro que atingiu o estudante. Também prestarão depoimento Fábio Sousa Lima, Francisco Daniel Duarte e Lydenyson Machado de Sousa, denunciados como envolvidos no assalto.

O CRIME

De acordo com a denúncia, o universitário estava na topic, por volta das 20 horas, que trafegava pela avenida Antônio Sales, nas proximidades da Praça da Imprensa, bairro Dionísio Torres, em Fortaleza. Naquele momento, o assalto foi anunciado.

A acusação afirma que, no decorrer do trajeto, o grupo subtraiu diversos pertences dos passageiros e desviaram a rota do transporte. O condutor de outra topic percebeu a movimentação e avisou a dois policiais. Os soldados solicitaram reforço e iniciaram a perseguição.

Com o objetivo de parar a Topic, os policiais jogaram as motos no caminho do veículo, provocando uma colisão. Em seguida, foi iniciada a troca de tiros. O universitário foi atingido por tiro que, segundo a perícia, foi disparado por Francisco das Chagas Tenório. Ele alega estrito cumprimento do dever legal.

O policial militar responde por homicídio simples e os demais réus por roubo qualificado com concurso de pessoas e emprego de arma.”

(Site do TJ-CE)