Blog do Eliomar

Casais homoafetivos oficializam união em mutirão

97 1

Essa informação é do site da Prefeitura de Fortaleza:

Nesta quarta-feira, 25 casais homoafetivos irão oficializar suas relações durante o “Mutirão da União Estável Homoafetiva”, que acontece em clima de Quarta Cultural LGBT, no Parque da Liberdade/Cidade da Criança. A atividade, que tem início às 15h30min, é uma iniciativa da Coordenadoria da Diversidade Sexual da Secretaria de Direitos Humanos de Fortaleza, através do Centro de Referência LGBT Janaína Dutra, em parceria com Defensoria Pública Geral do Estado do Ceará, e contará com a presença do do titular da Coordenadoria da Diversidade Sexual, Orlaneudo Lima, do secretario de Direitos Humanos, Demitri Cruz, da secretária de Cultura de Fortaleza, Fátima Mesquita, e dos Defensores Públicos do Estado.

O evento tem como objetivo facilitar o acesso à justiça aos casais homoafetivos que queiram regularizar sua união estável. Desde maio deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) reconhece a união estável para casais do mesmo sexo. No Censo 2010, pela primeira vez, passou-se a se estimar o número de uniões homoafetivas no Brasil, registrando mais de 60 mil casais. O Nordeste é a segunda região do país como maior número, registrando 12.196 casais, atrás apenas da região Sudeste, que possui 32.202 uniões homoafetivas.

No município de Fortaleza, a Coordenadoria da Diversidade Sexual lançou, em agosto, durante a II Conferência Municipal LGBT, a Campanha Direitos Iguais: Fortaleza de Todas as Cores e Amores, com o intuito de promover para a população LGBT de Fortaleza ações de promoção de diretos, inclusive o de constituir uma família e tê-la reconhecida perante o Estado e a sociedade. “Nosso objetivo é, sobretudo, efetivar os direitos humanos, garantindo o direito à felicidade. Essa iniciativa tem movimentado nestes últimos dias sentimentos, sonhos, famílias…tem movimentado vidas!”, destaca a Luanna Marley, que integra a Coordenadoria e coordena do Centro de Referência LGBT.

Durante o evento, que faz alusão ao Dia da Visibilidade Lésbica, celebrado em 29 de agosto, a Defensoria Pública Móvel também estará à disposição para prestar orientações gerais à população e sobre direitos humanos LGBT, entre as 15h30min e 19 horas. Após o mutirão, a partir das 19 horas, o momento de união será celebrado com o show dos grupos Samba de Rosas e Jardins Suspensos.

SERVIÇO

* Parque da Liberdade/Cidade da Criança – Rua Pedro I, s/n – Centro.