Blog do Eliomar

UFC lança nesta 2ª feia novo selo editorial

“A Universidade Federal do Ceará (UFC) lança, a partir das 17 horas desta segunda-feira, em frente à sede do Diretório Acadêmico Tristão de Athayde (Data), do Curso de Comunicação (Área II do Centro de Humanidades – Campus do Benfica), novo selo editorial: a “Série Livros-reportagem”. O lançamento faz parte da programação oficial do IV Festival de Cultura da UFC.

São cinco títulos originados a partir de trabalhos de conclusão de curso da graduação em Jornalismo na instituição, escritos por jovens jornalistas: “Orgulho Suburbano – o futebol em outras linhas”, de Cleisyane Quintino e Lorena Alves; “Unidos no Roçado – vidas entrelaçadas em saudade e samba”, de Beatriz Jucá; “Redondeiros em pé de guerra pela permanência da pesca artesanal lagosteira”, de Janaína Brás; “Histórias entrelaçadas – a história da Organização dos Estados Americanos contada por seu programa de estágio”, de Ingrid Baquit; e “Airton no divã – várias faces do boêmio”, de Anamélia Sampaio Farias.

Personagens que aceitaram contar as trajetórias de vida nos livros estarão presentes e participarão do lançamento da coleção, como os times São Vicente de Paulo Esporte Clube, do bairro Dionísio Torres, e Sociedade Feminina de Futebols (Sof’s), de Maranguape; moradores da praia de Redonda, de Icapuí; e integrantes da Escola de Samba Unidos do Roçado de Dentro, de Várzea Alegre, que se apresentará na ocasião.

Para o professor Ronaldo Salgado, do curso de Jornalismo da UFC, que assina a apresentação da Série e também estará presente, “o livro-reportagem é mais do que suporte para a expressão do jornalismo na contemporaneidade. Ele busca firmar identidade autônoma como gênero jornalístico”.

(Site da UFC)