Blog do Eliomar

Trânsito: 33% levam até uma hora

A maioria dos trabalhadores cearenses leva de seis a 30 minutos para chegar ao local de trabalho todos os dias. O dado é mais um dos divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nessa sexta-feira (27), como parte do Censo Demográfico 2010.

Segundo o levantamento, 45,2% dos trabalhadores de Fortaleza precisam desse tempo para chegar ao serviço. Em todo o Ceará, o percentual é de 55,7% – o que representa 1.326.863 de pessoas. A pesquisa indica ainda que 488.264 (33%) de trabalhadores levam meia hora no deslocamento.

Na avaliação do professor Manoel Castro Neto, do Departamento de Engenharia de Transportes da UFC, a oferta reduzida de malha viária, unida ao grande investimento em transporte motorizado, em Fortaleza, refletem no tempo que as pessoas levam para ir e vir. “Em 1996, em torno de 25% das viagens realizadas para o trabalho era por meios não motorizados. Esse índice reduziu muito”, aponta.

“Hoje o volume está tão congestionado que não há sistema de controle de tráfego no mundo que resolva o problema”, diz. Para o professor, viagens mais rápidas aconteceriam se houvesse investimento em transporte não motorizado. Por isso, confessa, ele prefere ir a pé. “Não porque é mais bonito ou saudável. Porque o tempo de viagem melhora”, conta.

(O POVO)