Blog do Eliomar

CUT/CE elege uma mulher presidente

286 2
Durante seu Congresso Estadual encerrado neste sábado, no Hotel Parque das Fontes, em Beberibe (Litoral Leste), a Central Única dos Trabalhadores (CUT) elegeu Joana Almeida (30) sua nova presidente. Ela entra no lugar de Jerônimo do Nascimento. Joana ocupava na atual diretoria da entidade o cargo de secretária-geral. No Estado, a CUT congrega mais de 300 entidades.
“Nosso desafio é fortalecer a CUT. Não admitiremos projetos individuais, pois pensaremos no conjunto de todos os trabalhadores. O nosso compromisso é com todas as entidades sindicais e os 14 ramos que compõem a nossa composição. Vamos trabalhar conjuntamente dialogando e com a perspectiva da unidade mantendo a CUT Ceará como referência de luta no Brasil. Onde houver um trabalhador sendo injustiçado, estaremos lá defesa”, diz Joana Almeida
A nova dirigente da CUT/CE é a mais jovem sindicalista a presidir atualmente uma instância estadual da Central. Ela é oriunda de Crateús e representava a Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras na Agricultura do Estado do Ceará (FETRAECE).

A sindicalista iniciou suas atividades de militante em 2000, quando foi coordenadora do Coletivo de Juventude Rural em sua cidade. Está há nove anos atuando na Central, tendo passando pela Coordenadoria Regional da CUT e por diversas secretarias, dentre elas a Secretaria de Organização Sindical e a de Mulheres.

Além de escolher a nova direção estadual da CUT-CE, o congresso serviu para debater conjuntura política, econômica e social com o presidente nacional da CUT, Artur Henrique, além de ter discutiu o texto base do Congresso Nacional.

(Foto – Divulgação)