Blog do Eliomar

Cearense Cláudio Lenz integra equipe da partícula de Higgs

Com o anúncio do Centro Europeu de Física de Partículas no dia 04 de julho acerca da descoberta de uma nova partícula elementar, no caso, a partícula Higgs, objeto de busca por parte dos cientistas há mais de 50 anos, ganha reforço a mais atual teoria sobre a formação do Universo. A descoberta da partícula de Higgs se assenta na pressuposição de um campo invisível (o campo de Higgs) permeando todo o espaço. A descoberta causou comoção na comunidade científica, já que partícula de Higgs é também conhecida como “ a partícula de Deus.”

Após a exposição pública dos resultados dos dois experimentos elaborados para encontrar “ O Bóson de Higgs”, o diretor geral do Centro Europeu de Física de Partículas, Rolf Heuer, confirmou que o mais provável é que a partícula achada seja a defendida pelo físico Peter Higgs, considerada chave para a explicação da formação do Universo. Cientistas envolvidos no projeto estarão dedicados nos próximos meses à investigação das propriedades dessa nova partícula.

O cearense Cláudio Lenz — um dos 30 Cearenses Mais Influentes 2012 na lista da revista Fale!, integra a equipe da partícula de Higgs, com um currículo que o qualifica como um cientista de ponta na comunidade científica internacional. Cláudio Lenz César tem diplomas de Ph. D. Massachussets Institute of Technology 1988-1995, M. Sc. Universidade Federal de Pernambuco, B. Sc. Universidade Federal do Ceará 1981-1985, foi professor do Instituto de Física da Universidade do Rio de Janeiro- UFJR e do Centro Federal de Educação Tecnológica do Ceará. Participou também do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia de Informação Quântica.

DETALHE – O editor deste Blog também está na lista dos 30 Mais Influentes, no que agradecemos. A festa de entrega de certificado ocorrerá às 20 horas de quinta-feira, no Marina Park Hotel.