Blog do Eliomar

Em defesa do novo comando da AESP

419 7

Essa manifestação consta no Blog do Ronda do Quarteirão e diz respeito à polêmica mudança no comando da Academia Estadual da Segurança Pública, onde o professor César Barreira (UFC) foi exonerado e substituído pelo tenente-coronel John Roosevelt Alencar. Confira:

Carta aberta do 1º Tenente PM Messias Mendes sobre a mudança na AESP

Entristece-me assistir ao nível do discurso instalado com a substituição de um reconhecido intelectual da sociologia por um conceituadíssimo intelectual da segurança pública, Ten Cel PM John Roosevelt Rogério de Alencar.

Ninguém, daqueles que refutam a oportuna substituição, apresenta informações concretas que descredenciem um brilhante oficial da Gloriosa Polícia Militar a assumir a honrosa função de Gestor da formação dos agentes da segurança pública. Os minguados que, assim agem, arvoram-se, contudo, de concepções pessoais e surpreendentemente preconceituosas para tentarem desqualificar aquele que escreveu uma história que esbanja inteligência, conhecimento e sucesso, sobretudo, institucionais.

Em uma sociedade esvaziada de valores onde há improfícua confusão de liberdades, manifestar respeito à ordem e à deontologia social parece incomodar os portadores de míope visão resistente à verdade do significado do ser militar: qualidade e modelo organizacional fundados em princípios lógicos e valores espirituais focados na proteção do bem comum e na institucionalização do respeito, proteção, honra e paz social.

É cristalino que no mundo das ideias e da fantasia existem soluções para todos os problemas, embora tais soluções se distanciem cosmologicamente da realidade que afeta a vida das pessoas. O novo Diretor Geral da AESP tem o apoio da sociedade cearense para aproximar a fineza das projeções literárias à realidade prática dos agentes da segurança pública, necessariamente técnicos, disciplinados e comprometidos com a defesa e proteção do nosso povo.

“A carreira fica aberta aos talentos”.
Emmanuel Kant

* José Messias Mendes Freitas¹ – 1º Tenente QOPM

Bacharel em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar General Edgard Facó;
Licenciado em Português e Inglês pela Universidade Vale do Acaraú;
Bacharelando em Direito pela Universidade Federal do Ceará.