Blog do Eliomar

Aeroporto de Juazeiro pode ser privatizado

“A participação da iniciativa privada na exploração do setor aeroportuário a partir de agora deve se concentrar em aeroportos menores, com movimento de 400 mil a 1 milhão de passageiros ao ano. O Governo Dilma pretende privatizar 15 aeroportos de médio porte, entre eles o deAeroporto Orlando Bezerra de Menezes, emJuazeiro do Norte (CE), segundo apurou o jornal Folha de São Paulo. O plano deve seguir o modelo de Parcerias Público Privadas (PPPs) para os aeroportos de médio porte. Serão deixados de lado os maiores, por causa da insatisfação da presidente Dilma Rousseff com a primeira rodada de concessões, que envolveu os aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília.

A Infraero possui aproximadamente 15 aeroportos que recebem de 400 mil a 1 milhão de passageiros/ano. Entre eles, Londrina, Uberlândia, Petrolina e Palmas. A maioria não dá lucro. No Nordeste, além do de Juazeiro do Norte, há o de Teresina (PI), Aracaju (SE), Petrolina e Ilhéus (BA).

Pelo modelo em estudo, o governo seguirá bancando o deficit desses aeroportos. Porém, com a gestão privada, a expectativa é conseguir reduzir gradualmente o prejuízo. Apesar da pressão do governador Sérgio Cabral, a Folha apurou que Dilma está decidida a não abrir mão do controle do aeroporto internacional do Rio (Galeão).
A avaliação é que o País já perdeu o controle da sua principal porta de entrada (Guarulhos) e, por uma questão estratégica, não pode abrir mão da segunda.”

(POVO Online)