Blog do Eliomar

Pesquisas – Crescimento de Roberto Cláudio e Elmano de Freitas será contínuo?

11 2

Da Coluna Política, do jornalista Érico Firmo, no O POVO desta sexta-feira:

Com a divulgação hoje da pesquisa O POVO/Datafolha e dos números do Ibope, veiculados ontem pela TV Verdes Mares, já é possível projetar a evolução dos candidatos a prefeito de Fortaleza, diferentemente do que ocorria no Vox Populi. O Datafolha traz o cenário mais recente e, portanto, mais consolidado. A pesquisa foi feita anteontem e ontem, enquanto o Vox Populi foi a campo entre sábado e segunda-feira. E o Ibope, entre segunda e quarta-feira.

Mesmo com as diferentes de metodologia, amostra e data, as variações entre os números de cada competidor em um instituto e outro estão todas dentro da margem de erro, considerada a oscilação para mais ou para menos. Como último a ir a campo, o Datafolha sinaliza o cenário mais cristalizado de crescimento dos candidatos das duas máquinas governistas e o distanciamento em relação ao bloco de trás. Efeito óbvio do início do Horário Eleitoral. Esse primeiro e considerável impacto era previsível.

A questão é saber se será contínuo – o que nada garante – e em que intensidade. Nessa questão está a resposta para a pergunta crucial dessa campanha: os ex-aliados PT e PSB irão ao segundo turno?