Blog do Eliomar

Governador em exercício entrega mais uma estação do Metrofor nesta 4ª feira

439 2

O governador em exercício Domingos Filho (PMDB) vai inaugurar, às 9h30min desta quarta-feira, a Estação São Benedito, mais uma do Projeto Metrofor. Localizada ao lado da igreja de mesmo nome, na Avenida Tristão Gonçalves com Rua Clarindo de Queiroz, a estação é a próxima parada dos Trens Unidade Elétrica (TUEs) após o bairro Benfica. Esta é a primeira das três estações da Linha Sul no Centro de Fortaleza e a segunda subterrânea.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria de Infraestrutura do Estado, é constituída fisicamente em três níveis: no primeiro (no nível da rua) encontra-se setor administrativo e duas bilheterias; logo abaixo, no intermediário, há um mezanino e no último há a plataforma, a casa de máquinas do elevador, as salas técnicas e o acesso aos equipamentos de exaustão. Há ainda quatro escadas fixas, quatro rolantes e dois elevadores. A estação tem capacidade para um fluxo de 18.000 passageiros/hora, sistema de iluminação de emergência através de gerador de energia elétrica a diesel com acionamento automático e plataforma central com 110 metros de comprimento.

Para que a via seja completamente finalizada e tenha início a operação comercial na Linha Sul, resta a conclusão das estações José de Alencar e Chico da Silva. Quanto as estações Juscelino Kubitschek e a Padre Cícero, incluídas nas obras da Copa 2014, serão finalizadas posteriormente, sem que isso seja um empecilho para a viagem em todo percurso que vai de Pacatuba a Fortaleza.

Números da Estação São Benedito

Investimento de R$ 44.141.181,14;

Primeira no Centro de Fortaleza;

Segunda subterrânea;

Área total construída de 4.459,90 m²;

A 1,1 quilômetro da estação Benfica;

Com ela já foram entregue 22 quilômetros da via.