Blog do Eliomar

Parlamentar apela por pressão política em favor do Estado e contra a estiagem

32 1

Na condição de presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa, o deputado Dedé Teixeira (PT) apelou, nesta quinta-feira), para que o setor de irrigação seja contemplado com mais investimentos em tempos de seca “por ser importante para a economia cearense”. O apelo é feito no momento em que se discute o Orçamento Geral da União 2013.

Segundo o parlamentar, a bancada federal do Nordeste discutiu o Programa Mais Irrigação, do Governo Federal, cujo foco é a implantação de perímetros irrigados e a aplicação de recursos em estudos para beneficiar pequenos agricultores. O petista lembrou que o Ceará conta com seis perímetros irrigados incluídos na medida do Ministério da Integração. São eles: Baixo Acaraú, Tabuleiro de Russas, Araras Norte, Aires Souza, Várzea do Boi e Icó Lima Campos. Apenas o Jaguaribe-Apodi ficou de fora, mas negociações ainda acontecem para ele também ser incluído. “Se for, a irrigação passará a ser uma vocação econômica cearense”, previu.

Dedé Teixeira conclamou a um trabalho de pressão política para garantir investimentos, destacando que, mesmo enfrentando dificuldades climáticas e de modais de transporte, o Ceará ocupa a terceira posição nacional no ranking de distribuição de milho. Só perde para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.