Blog do Eliomar

CCBNB comemora 120 anos de nascimento de Graciliano Ramos e da criação da Padaria Espiritual

Com palestras e interpretação de textos e poemas, o Centro Cultural Banco do Nordeste-Fortaleza, no Centro, comemora os 120 anos de nascimento do escritor Graciliano Ramos e os 120 anos de criação do grêmio cultural Padaria Espiritual.

Intitulada “Os 120 anos do Velho Graça”, a palestra gratuita ministrada pela professora-doutora Fernanda Coutinho acontecerá na próxima quarta-feira (12), às 18 horas, no cineteatro do CCBNB-Fortaleza (2º andar). Ela também lançará e autografará o seu livro “Imagens da Infância em Graciliano Ramos e Antoine de Saint-Exupéry”, incluído na Coleção Textos Nômades, editada pelo Banco do Nordeste.

Nascido em Quebrangulo, Alagoas, em 1892, e falecido no Rio de Janeiro, em 1953, Graciliano Ramos é um dos maiores escritores brasileiros nascidos na região Nordeste. A palestra de Fernanda Coutinho tem o objetivo de despertar e/ou reavivar o interesse pela leitura de Graciliano Ramos, mostrando-o desde seus anos de aprendizagem – sua formação como leitor – até os anos de criação do seu universo ficcional. E, por último, os anos de consolidação desse patrimônio literário, que continua apaixonando as novas gerações – aspecto observável pelas inúmeras reedições de seus livros, pela sólida publicação de estudos críticos e ainda pelas recriações de suas narrativas por outras linguagens, a exemplo do Cinema.

Antes, na terça-feira (11), às 16 horas, também no cineteatro do CCBNB-Fortaleza, os 120 anos de criação do grêmio cultural Padaria Espiritual serão homenageados com interpretação de textos e poemas de autoria dos escritores integrantes do grêmio, pelo grupo Templo da Poesia. Em seguida, haverá uma palestra do professor e poeta Sânzio de Azevedo sobre o tema.

(BNB)