Blog do Eliomar

Câmara Municipal de Fortaleza lamenta perda de Caracas

A Câmara Municipal de Fortaleza lamenta profundamente a perda de Valdemar Caracas, que nos deixou fisicamente na manhã desta segunda-feira, 14 de janeiro de 2013. Pioneiro por excelência, ajudou a construir a história de Fortaleza e do Ceará em diversas áreas de atuação. Ao entrar par Rede de Viação Cearense aos 14 anos, organizou o time de futebol da entidade, dando vida ao Ferroviário Atlético Clube, meu time de coração, em 1933.

Preocupado com a realidade da profissão, mobilizou os colegas na luta por melhorias, candidatando-se e elegendo-se vereador de Fortaleza, em 1936. Mandato do qual foi afastado pela ditadura do Estado Novo. Chegou ainda a exercer o cargo de então sub-prefeito de Parangaba, sendo um dos fundadores do Partido Socialista Brasileiro (PSB) no Ceará.

Caracas foi ainda o primeiro comentarista esportivo do Ceará e técnico do Ferroviário em 1945, ano em que a equipe conquistou seu primeiro título estadual. Ocupou diversos cargos importantes na imprensa e na gestão esportiva cearenses.

A lucidez foi marca de Valdemar Caracas, que, aos 105 anos, retorna à casa do Pai deixando em todos os vereadores e população uma eterna saudade.

Vereador Walter Cavalcante (PMDB) – Presidente da Câmara Municipal de Fortaleza