Blog do Eliomar

Cid Gomes: Briga entre presos é "algo comum"

12 2

cidgoomes

“Durante a abertura do evento All About Energy, no Centro de Eventos do Ceará, o governador Cid Gomes falou com a imprensa sobre o caso na CPPL I. “O problema nessa área infelizmente vai existir. Quem está no presídio já tem uma conduta problemática e briga entre eles, infelizmente, é algo comum, apesar de todos os esforços que a gente tem feito pra tornar as casas de privação de liberdade espaços que ofereçam maior dignidade”.

O governador falou ainda sobre o efetivo de agentes nos presídios. Ele disse que, em breve, os 800 agentes penitenciários aprovados no último concurso tomarão posse. Atualmente, o efetivo é de 600. O baixo efetivo é criticado pelo presidente do Sindicato dos Agentes Penitenciários do Ceará (Sindasp), Valdemiro Barbosa. Em visita à CPPL I, na manhã de ontem, ele relacionou a chacina ao número reduzido de agentes que estavam trabalhando na unidade durante a ação. Segundo ele, somente 10 homens, sendo cinco policiais e cinco agentes, faziam a guarda de 1.127 presos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa da Sejus.

“Dois policiais ficaram na muralha e o restante do pessoal foi até o pavilhão onde houve o ataque. Isso é um absurdo. Mesmo assim, eles salvaram a vida de 60 presos, da mesma rua, que estavam morrendo asfixiados. Mas é importante frisar que estão brincando de fazer guarda penitenciária no Ceará”, criticou Barbosa. Em resposta às declarações do presidente do sindicato, a Sejus informou, por meio da assessoria de imprensa, que 778 novos agentes penitenciários foram nomeados pelo governador Cid Gomes e devem tomar posse no próximo dia 20, durante a inauguração da CPPL IV, em Itaitinga.”

(O POVO)