Blog do Eliomar

Prêmio Nobel – Ganhadores vão participar de simpósio na UFC

“O Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Ceará comemora em 2013 os 20 anos de defesa de sua primeira tese de doutorado, também a primeira defendida no Ceará. Será aberto nesta segunda-eira, às 19h30min, no Hotel Gran Marquise, o simpósio “Frontiers in Condensed Matter Sciences”, que prosseguirá nesta terça e quarta-feira. Entre os palestrantes, dois ganhadores do Prêmio Nobel: Harry Kroto (Química) e Albert Fert (Física).

O professor Antonio Gomes de Souza Filho, coordenador do evento e do Programa de Pós-Graduação em Física, explica que o workshop tem como objetivo discutir o estado da arte na Física da Matéria Condensada, incluindo os seguintes tópicos: semicondutores, supercondutividade, nanomateriais de carbono, cristalografia, eletrônica molecular, fenômenos complexos, dinâmica de fluidos, sistemas fora do equilíbrio, criticalidade quântica, dentre outros.

Além dos convidados já citados, participarão do encontro renomados cientistas nacionais e internacionais. Da lista fazem parte Mildred Dresselhaus (laureado com a Medalha Fermi e o Prêmio Kavli) e Eugene Stanley (Medalha Boltzman), dentre outros.

SERVIÇO

* A programação está disponível na página do evento (is.gd/SiKCQw).”

(Site da UFC)