Blog do Eliomar

Hospital Universitário responde por 79% dos transplantes de fígado no Ceará

“O Hospital Universitário Walter Cantídio (HUWC), da Universidade Federal do Ceará, realizou 34 dos 43 transplantes de fígado realizados no Estado, de janeiro a março de 2013. Assim, o Ceará se consolida como o primeiro estado do Norte e Nordeste em número de transplantes hepáticos. Os dados são do Registro Brasileiro de Transplantes (RBT), veículo oficial da Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). Atualmente, a lista de espera para quem precisa de um novo fígado é de 145 pessoas.

Segundo o RBT, o Ceará se destaca na primeira colocação do indicador “número de transplantes por milhão de população por estado”, com média de 20 transplantes realizados, superando o Distrito Federal (média de 17 procedimentos) e São Paulo (média de 15 procedimentos). De 2003 a 2013, o Brasil realizou 15.139 transplantes hepáticos.

“Esse grande avanço é importante para o HUWC, apesar das dificuldades encontradas nesse período de reformas essenciais para nossa modernização”, ressalta Huygens Garcia, Chefe do Serviço de Transplante Hepático do Hospital Universitário. Segundo o médico, a equipe multidisciplinar do Serviço de Transplante Hepático, ao lado de outros grupos, como o Serviço de Imagem e de Gastroenterologia, têm alto índice de bons resultados.”

(Site da UFC)