Blog do Eliomar

Movimento ProParque terá audência com secretária do Meio Ambiente de Fortaleza

A secretária de Urbanismo e Meio Ambiente de Fortaleza, Águeda Muniz, vai receber lideranças do Movimento Proparque (Rio Branco) nesta terça-feira, às 9 horas, em seu gabinete. O movimento, segundo Ademir Costa, um dos integrantes, levará à secretária um diagnóstico com 31 pontos que merecem a intervenção da Prefeitura no Parque Ecológico Rio Branco (Bairro São João do Tauape).

Entre os apelos, a regularização do parque. O documento original com vistas à criação do Parque Rio Branco é de 1976 (Prefeito Evandro Aires de Moura] e o projeto, implantado em 1992, teve sucessivas alterações e nunca foi concluído.

“Queremos uma solução para esse aspecto legal, limites físicos, usos e plano de manejo”, diz par ao Blog Ademir Costa. Ele adianta que o parque é alvo de várias depredações na parte física e na área das plantas e que não existe um projeto de paisagismo em execução. A varrição erode o terreno e a nascente do Riacho Rio Branco está poluída por esgotos domésticos. Há, também conforme Ademir, ocupações irregulares em terrenos do parque e em via pública anexa ao parque.