Blog do Eliomar

Papa Francisco: Os componentes políticos da visita

Com o título “Componentes políticos da visita do Papa, eis tópico da Coluna da Política, assinada nesta terça-feira pelo jornalista Érico Firmo. Confira:

Francisco iniciou ontem aquela que é, do ponto de vista político, a mais importante viagem papal já feita ao Brasil. No geral, talvez até fique atrás em relevância para a viagem de João Paulo II, em 1980 – a primeira de um pontífice ao País em todos os tempos, na qual 11 estados foram percorridos. Mas, a se considerar alcance internacional, o momento da Igreja e o do País, não há comparação: jamais a presença de um pontífice em território nacional teve tanto significado político – para dentro e para fora. É a primeira viagem dele para fora da Itália, o que já amplifica o interesse mundial pelo acontecimento em relação a todas as demais estadas no Brasil. Além disso, há a realização da Jornada Mundial da Juventude, evento que recebe milhares de peregrinos de outros países, o que também amplia a dimensão da visita para além da perspectiva dos brasileiros. Importância também maximizada por essa visita ocorrer na América Latina, região do mundo da qual Jorge Mario Bergoglio é o primeiro representante à frente da Santa Sé. E onde estão mais de 40% dos católicos do mundo. Além do mais, trata-se também do primeiro pontífice saído da ordem dos jesuítas, que tão relevante e controverso papel exerceu na história do Brasil e do continente que visita.

Também ingredientes do aspecto político inédito dessa viagem papal são os protestos. A Jornada Mundial se tornou um dos capítulos do roteiro dos megaeventos realizados no Brasil – em especial no Rio de Janeiro. Ainda mais em momento em que o prédio do governador Sérgio Cabral é sitiado e até casamento da neta de concessionário de serviços públicos é hostilizado por protestos. Já houve manifestações ontem e deverá ser a tônica de todo o período em que o papa permanecer no País. Uma mostra do que irá ocorrer também, com maior ênfase, na Copa do Mundo de 2014 e nas Olimpíadas de 2016.