Blog do Eliomar

Cracóvia, de João Paulo II, será sede da próxima Jornada Mundial da Juventude

“Em seu último dia no Brasil, o papa Francisco encerrou a Jornada Mundial da Juventude anunciando que a próxima edição do evento, em 2016, acontecerá em Cracóvia, na Polônia. A escolha não deixa de ser uma homenagem ao papa polonês João Paulo 2º, responsável por criar o encontro mundial dos jovens da igreja católica, e que neste ano também deve ser oficialmente reconhecido como santo.

O evento internacional surgiu a partir de um encontro da juventude, convocado por João Paulo II, em 1984, no Vaticano. Em 1985, Ano Internacional da Juventude, declarado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o papa anunciou a instituição da Jornada Mundial da Juventude.

A primeira edição oficial foi realizada em Roma, em 1986. Buenos Aires, na Argentina, terra do papa Francisco, recebeu, em 1987, a primeira jornada fora de Roma, como lembrou o pontífice em um dos seus discursos no Brasil. O evento do Rio de Janeiro é a 28ª edição da JMJ e terminou ontem.

O casal Slawek, de 37 anos, e Kasia Jodynsky, 32, comemorou o anúncio do papa de que a próxima edição acontecerá em seu país natal. Os dois são frequentadores assíduos do evento e estiveram nas quatro últimas edições. “Nós inclusive nos conhecemos durante a jornada em Sidney, em 2008, e nos casamos logo depois”, contou Kasia.”

(Com Agências)