Blog do Eliomar

IFCE esclarece sobre possível paralisação de docentes e servidores

Sobre a informação de que professores e servidores do IFCE devem paralisar atividades na sexta-feira, em razão de questões salariais, a Reitoria do Instituto mandou a seguinte nota para o Blog:

Caro Eliomar de Lima,

O Instituto Federal do Ceará (IFCE), diante de algumas informações inverídicas e desencontradas que vêm sendo divulgadas à comunidade, esclarece os principais pontos, no decorrer desta nota. O objetivo é dissipar todas as dúvidas e expor as ações que vêm sendo tomadas pela atual gestão.

Destaca, de início, que o canal para diálogo com representações sindicais sempre esteve aberto, citando, como exemplo, o fato de representantes da seção sindical de Fortaleza já ter sido recebida pela reitoria em quatro oportunidades, desde fevereiro deste ano. Uma nova reunião está marcada para as 16 horas do dia 11/09/2013, para a qual foi solicitado o envio de um representante de cada uma das seções existentes no Estado (Crato, Fortaleza, Iguatu e Juazeiro do Norte).
Sobre o pagamento de retroativos da progressão funcional docente, a comissão incumbida de realizar os cálculos para pagamento dos valores devidos, em razão de progressões por titulação e desempenho acadêmico, iniciou os trabalhos no último mês de julho, já tendo finalizado mais de 50% do período analisado. De forma a garantir o cumprimento do prazo assumido junto aos servidores do IFCE, até este mês de setembro, a comissão está recebendo o reforço de mais dois servidores.

No caso da denúncia sobre assédio moral e possíveis desvios de conduta ética dos servidores, inclusive gestores, a administração do instituto tem desenvolvido ações para garantir procedimentos administrativos institucionais respeitosos, de acordo com os pilares da ética no serviço público. Todas as denúncias recebidas pela reitoria, desde o início da atual gestão (26/02/2013), foram apuradas ou encontram-se em investigação, inclusive mediante a instauração de processos administrativos disciplinares, não tendo sido encontradas, até o momento, provas de qualquer desvio.

Complementarmente, no intuito de fortalecer ainda mais esse mecanismo, a reitoria criou a Ouvidoria do IFCE e reativará, nas próximas semanas, a Comissão de Ética do Instituto.

* Coordenadoria de Imprensa do IFCE.