Blog do Eliomar

Petista cobra respeito à trajetória política de Luizianne Lins

178 5

Com o título “Luiz, respeita Januário!”, eis artigo do vereador Ronivaldo Maia (PT). Ele pede espaço para responder críticas feitas neste Blog, no fim de semana, pelo candidato a presidente do PT de Fortaleza, Davi Barros. Davi qualificou de chantagem política fala da ex-prefeita Luizianne Lins ameaçando deixar o partido e ir para o PSB no caso de continuar aliado do governador Cid Gomes. Confira:

A trajetória da companheira Luizianne Lins, presidenta do PT Ceará, dirigente nacional do partido, duas vezes vereadora da capital, deputada estadual e duas vezes eleita prefeita de Fortaleza se confunde com a própria história do PT Fortaleza. Luizianne, desde a sua militância no movimento estudantil, passando pelas diversas instâncias de direção do PT (Secretaria Estadual de Juventude, secretaria Estadual de Mulheres, presidência do PT Fortaleza, presidente estadual do partido e direção nacional) sempre respeitou as deliberações do PT, mesmo, em muitas situações, discordando dos rumos do partido. Ela nunca fugiu do bom debate. Pelo contrário, Luizianne gosta do debate aberto, franco, sincero e muitas vezes duro, mas sempre leal. Como boa socialista revolucionária, ela tem a percepção dialética da história, que na maioria das vezes a coloca à frente do tempo da política. Enquanto alguns “quadros” do PT só conseguem enxergar um palmo na frente do nariz, no caso, esse palmo chama-se “real politik” (interesses imediatistas, somado ao mais sórdido pragmatismo), o principal quadro da esquerda cearense consegue vislumbrar o futuro, sem tirar os pés da realidade e sem cair no esquerdismo.

E é por estar sempre à frente do seu tempo que ela percebe que há uma lacuna na política cearense. O atual governo do Ceará é um fracasso completo. Fracasso na política de segurança, fracasso nas políticas sociais, fracasso na saúde. É um governo que nos oferece um escândalo por semana, como o gasto com buffet, o superfaturamento de shows, a queda da fachada do hospital de Sobral, a viagem da sogra do governador, a compra de helicópteros sem licitação e o show fechado de Plácido Domingo com dinheiro público. E ainda quer tirar o poder do Ministério Público, como citou o colunista Fábio Campos no último dia 22. Na história recente do nosso estado, nunca se concentrou tanto poder político nas mãos de uma mesma família. Mas como diz o ditado popular: quanto maior o tamanho, maior a queda. E isso Luizianne já percebeu.

O desgaste desse governo e do seu pupilo, o prefeito de Fortaleza Roberto Cláudio, já é do conhecimento de todos. O povo cearense quer mudança. E Cid sabe que somente o PT e seus principais quadros, Dilma e Lula, devido à popularidade deles no Ceará, pode salvá-lo de uma derrota acachapante. A responsabilidade da reeleição da companheira Dilma é de todos nós e não pode ser usada como desculpa para interesses pessoais em detrimento do interesse do povo. Queremos um palanque forte para Dilma com aliados políticos e principalmente com o povo. O PT tem a chance de avançar no projeto popular no Ceará e não pode vacilar. Façamos o bom debate, com respeito às posições políticas e, principalmente, à trajetória de quem sempre construiu o PT.

* Ronivaldo Maia
Vereador – PT