Blog do Eliomar

Magno Malta cobra instalação da CPI da Violação do Direito à Saúde

O senador Magno Malta voltou a defender, nessa quinta-feira (10), a instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito da Violação do Direito Humano à Saúde. O senador disse que, apesar de ter obtido o número necessário de assinaturas para a criação da CPI, o colegiado não foi instalado.

– Quando eu entrei com o pedido da CPI, recebi e tive todas as assinaturas, e, em seguida, houve uma movimentação no escuro, nas trevas – sabe Deus a mão de quem Satanás usou, mas usou a mão de alguém – para sepultar esse sonho da Nação de ver plano de saúde ser investigado no Brasil.

Magno Malta informou ter recorrido ao Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a instalação da CPI. O senador chamou a atenção para o fato de a CPI dos Bingos, de 2005, só ter sido instalada após parlamentares recorrerem ao STF.

O senador afirmou ter, em mãos, “um arsenal” de denúncias de pessoas que sofrem pela negação da saúde nos setores público e privado. Grande parte delas, segundo Malta, pesa contra o promotor de Defesa dos Usuários dos Serviços de Saúde do Distrito Federal, Diaulas Ribeiro. Entre as denúncias está a de conflito de interesses por supostamente atuar na investigação de denúncias de erro médico na promotoria e ser representante do Conselho Federal de Medicina.

– Por todas essas denúncias contra o promotor Diaulas, eu estou encaminhando o meu pronunciamento ao Ministério Público do Distrito Federal e para que sejam tomadas as providências cabíveis – informou o senador.

(Agência Senado)