Blog do Eliomar

Base Aérea de Fortaleza perde grupo de aviação militar

baseaerea

O Comando do 1º do 5º Grupo de Aviação da Base Aérea de Fortaleza oficializará, nesta sexta-feira, sua transferência para a Base Aérea de Natal, no Rio Grande do Norte. Com a mudança, Fortaleza perde força na estratégia de defesa aérea. Passa a ser somente um núcleo de apoio ao Estado vizinho. A decisão do tenente-brigadeiro Rossato sairá publicada no BCA – Boletim do Comando da Aeronáutica e ainda não há uma definição sobre o futuro da unidade no Ceará. Os militares da Base Aérea de Fortaleza, que não podem se identificar por motivos óbvios, consideram a medida arbitrária.

Muitos mantém famílias em Fortaleza e se dizem surpresos com a mudança repentina e sem direito a qualquer recurso. As transferências já começaram e os militares que atuavam aqui, terão que procurar moradia para alugar porque a Vila Militar da Base Aérea de Natal já tem todas as casas ocupadas.

O Comando da Aeronáutica ainda não se posicionou sobre o custo da transferência do esquadrão.

VAMOS NÓS – Durante a 2ª Guerra Mundial, os Estados Unidos escolheram Fortaleza para ser sede de uma Base Aérea por ser o ponto mais próximo entre a América e a Europa. Será mesmo uma decisão correta essa da Aeronáutica de abandonar este ponto estratégico?