Blog do Eliomar

Prefeitura nuncia pacotes ambientais. Na lista, despoluição da Beira Mar

185 1
aguedamuniz
Águeda Muniz é titular da Seuma.
A Prefeitura de Fortaleza promete para esse início de ano o lançamento de pacotes ambientais. Os primeiros começarão pelos parques da cidade (Rio Branco, Raquel de Queiroz e Guararapes). As ações serão voltadas para revitalização e transformação das áreas. Os projetos contarão com o apoio da iniciativa privada e de associações, seguindo os modelos de ações consorciadas que já ocorrem nas praças e do projeto de construção do Shopping Rio Mar, onde várias intervenções urbanas estão sendo realizadas.

O prefeito Roberto Cláudio pretende estimular a iniciativa privada a participar dos projetos de preservação dos espaços (com ações ambientais). As ações consorciadas devem passar por incorporação de áreas que precisam ser preservadas e funcionar como contrapartida de projetos. A Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma) encabeçará as ações.

Dentro desses pacotes ambientais também está a limpeza da orla de Fortaleza. Ou seja: deixar toda a Beira-Mar em condição própria para banho até o final de 2014. Os trabalhos estão sob o comando da Seuma (em parceria com a Cagece) para identificar todas as ligações clandestinas de esgoto. Os assessores da Prefeitura acreditam que, se a cantora Jennifer Lopez retornar a Fortaleza em 2015, poderá tomar um banho na orla sem susto…

O projeto está incluído no orçamento de reforma da Beira-Mar. Pelo cronograma, até março será concluído o Mercado do Peixe; em seguida, ficará pronto o espigão em frente ao Náutico. Já o aterro (com 1,3 km de extensão, e que ficará na mesma linha do aterro da Praia de Iracema) deve ficar pronto antes da Copa. A reforma completa será concluída em 2015.

(Coluna O POVO Economia, do O POVO)