Blog do Eliomar

Agência Nacional das Águas lança rede de monitoramento

“A Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA) será lançada hoje (20) pela Agência Nacional de Águas (ANA), às 10 horas, na sede da instituição. A rede vai monitorar, avaliar e disponibilizar à sociedade informações a respeito da qualidade das águas superficiais e gerar conhecimento para subsidiar a gestão dos recursos hídricos no Brasil. Além disso, vai identificar áreas críticas em termos de poluição hídrica e apoiar ações de planejamento, outorga, licenciamento e fiscalização das águas.

Durante o evento, será assinada carta de compromisso para implementação da rede entre a ANA e as 16 unidades da Federação que vão receber medidores acústicos de vazão (83), sondas multiparamétricas de qualidade da água (46), caminhonetes 4×4 com baú adaptado (30) e barcos com motor de popa (25) para começar o trabalho. Segundo a agência, a meta é que até dezembro de 2020 todos os estados e o Distrito Federal tenham um total de 4.452 pontos de monitoramento.

Até junho deste ano, 16 estados receberão os equipamentos e o treinamento para a operação, o que resultará na implementação de 1.200 pontos coincidentes com as redes estaduais já existentes e no início da expansão da rede no país.”

(Agência Brasil)